Recomendações para a prática

Recomendações gerais para a prática de yoga

Use roupas leves e confortáveis, que facilitem os movimentos do corpo. Bermudas e blusas curtas são melhores para a prática, já que permitem transpirar e verificar o alinhamento exato do corpo. Evite usar: meias, colares, anéis, brincos, relógios e outros acessórios durante a prática.
• Não se preocupe com um calçado especial para a aula: você fará a prática descalço.
• Procure dar um bom intervalo entre a última refeição e o horário da sua prática. Água pode ser tomada em pequena quantidade antes da prática, caso seja necessário. Não beba água durante a prática e espere o final do relaxamento para fazê-lo.
• Mantenha silêncio na sala de prática.
• No caso de condições de saúde especiais, machucados ou dores em articulações, avise o professor antes do início da aula. Respeite os limites de seu corpo e os sinais que ele dá durante e após a prática.


 Orientações e recomendações para prática de Ashtanga Vinyasa

A aula de Ashtanga Vinyasa tem uma séria fixa de posturas. Cada aluno trabalha no seu próprio ritmo e o professor assiste e ajusta quando necessário - como se fosse uma instrução particular em uma situação de aula em grupo. A seqüência completa de posturas leva cerca de uma hora e meia para ser executada.
Em sua primeira aula, você aprenderá o começo da série, repetindo algumas vezes as posturas aprendidas, a fim de fixá-las. À medida que você memoriza a seqüência, novas posturas serão incluídas nas aulas seguintes. Nas primeiras aulas, sua prática levará em torno de uma hora e, conforme novas posturas são aprendidas, o tempo de prática aumentará, chegando próximo de uma hora e meia, que é o tempo estimado para realização da seqüência completa. Nas primeiras aulas, algumas posturas poderão ser dadas de forma modificada até que se consiga fazê-las com estabilidade de maneira completa. É comum sentir algumas dores musculares ao começar a praticar. Com a assiduidade na prática, as dores ficam menos freqüentes e a prática tende a ficar progressivamente mais prazerosa.

• Dispomos de tapetes de prática de uso comum, que são utilizados pelos alunos apenas em suas primeiras aulas. A prática de ashtanga vinyasa favorece a transpiração e por questões de higiene, orientamos os alunos a adquirirem seu próprio tapete.
• Traga uma toalha de rosto ou de mão para receber ajustes.