Artigos e Monografias

ARTIGOS

Hatha Yoga: Tabalhando com o corpo para influenciar a mente
Por Vanessa Malagó
O hatha yoga é uma das escolas do Oriente que vê o corpo e mente de forma integrada.No caminho do auto-conhecimento, o hatha-yoga propõe que se parta daquilo que nos é mais concreto, para então atuar nos aspectos mais sutis. O corpo é o instrumento para a descoberta de si mesmo. Neste artigo discutiremos como o trabalho com o corpo proposto pelo hatha-yoga atua diretamente nas dimensões emocional e psíquica.
Clique aqui para  ver o texto na íntegra.

Yamas e Niyamas: alicerces da prática yogue
Por Vanessa Malagó
Os Yamas e Niyamas são descritos por Patanjali, nos Yoga Sutra, como os primeiros passos no caminho do Yoga. Conduta ética, moral, autodisciplina, o que afinal eles representam e qual a sua importância? Como essas idéias estão presentes nos dias de hoje, passados mais de 2.000 anos desde que foram escritas?
Clique
aqui para ver o texto na íntegra.


MONOGRAFIAS:


MALAGÓ, Vanessa G. Corpo: Instrumento para desenvolver nosso potencial de evolução pessoal - A visão do hatha-yoga, da bioenergética, da psicologia formativa e do rolfing. Monografia apresentada ao Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Uni FMU – Centro Universitário, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Yoga. São Paulo: UniFMU, 2006, 74p.


 ZACHARAUSKAS, Ivan. Através do Espelho: Auto-Realização na Cura da Depressão. Monografia apresentada ao Centro de Pós-Graduação e Pesquisa da Uni FMU – Centro Universitário, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Yoga. São Paulo: UniFMU, 2006, 46p.